Selecionar conteúdo
Instituto Federal Baiano Campus Guanambi
Situado no Distrito de Ceraíma, zona rural do município de Guanambi, o Campus foi criado a partir da Lei n° 11.892/08, com a incorporação da antiga Escola Agrotécnica Antônio José Teixeira à estrutura do IF Baiano. As atividades da antiga Escola Agrotécnica tiveram início em 1995, com o curso Técnico em Agropecuária.
O município de Guanambi está situado no Território de Identidade Sertão Produtivo, na região Sudoeste da Bahia, a 677 Km da capital. Com uma área de 1.296,654 Km², o município possui uma população estimada, em 2014, de 85.237 habitantes, sendo considerado o vigésimo mais populoso do estado. Além disso, Guanambi possui grande influência comercial sobre os municípios da região cuja população é de aproximadamente 401.741 habitantes. A base da economia da cidade, a princípio, foi o cultivo e o beneficiamento do algodão, produzido na região do Vale do Iuiú. A cultura do algodão contribuiu para a atração de investimentos na infraestrutura do município, a exemplo da construção de rodovias, usinas de beneficiamento e do aeroporto, fatores que colaboraram para o crescimento expressivo da população.
Além dos cursos de nível médio, o Campus passou a oferecer, em 2010, cursos de nível superior. De nível médio, são ofertados atualmente os cursos: Técnico em Agricultura, Técnico em Agroindústria e Técnico em Zootecnia, na Modalidade Subsequente; Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, e Técnico em Informática (PROEJA). Na modalidade EaD, são ofertados os cursos Técnicos: em Meio Ambiente, em Eventos, em Serviços Públicos, em Agente Comunitário de Saúde e em Secretaria Escolar. Em nível superior, são oferecidos os Cursos de Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Agronomia.
Atualmente o Campus possui um total de 1.338 matrículas, distribuídas da seguinte forma: 116 em cursos EAD, 46 em curso na Modalidade PROEJA, 60 em cursos do PRONATEC, 384 em curso integrado, 244 em cursos subsequentes e 488 em cursos superiores.
Em novembro de 2014, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o curso de Mestrado Profissional Strictu Sensu em Produção Vegetal no Semiárido, que será iniciado em março de 2015, com a oferta de 10 vagas.
Além dos cursos regulares, as atividades de Pesquisa e Extensão que são desenvolvidas por esse Campus têm refletido no crescimento do agronegócio regional, pois além de contribuírem para a melhoria dos produtos, incidem na qualificação, através da assessoria técnica prestada aos produtores da região.
Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional.
Assinar:
Postagens (Atom)