Assim que lançado o edital Proinf 2015 que teve como objetivo: “viabilizar a estruturação e/ou qualificação de serviços públicos locais, territoriais ou estaduais para a produção, armazenamento, transporte, comercialização e inspeção sanitária de produtos da agricultura familiar de municípios localizados em Territórios Rurais” (MDA, 2015) o Conselho de Desenvolvimento do Sertão Produtivo (CODESP) realizou duas reuniões para debater as propostas e proponentes a serem escolhidos e aprovou a proposta final pela Plenária ocorrida no dia 07 de agosto de 2015.
A proposta escolhida foi um projeto de Estruturação de um Centro Territorial para assessoria técnica e Serviços de Inspeção Sanitária e futuramente SUASA, apresentada pelo Consórcio Alto Sertão, com valor total de R$350.000.
Território em que a proposta será executada caso seja aprovada: Sertão Produtivo/BA.
Municípios abrangidos: Caetité, Guanambi, Candiba, Pindaí, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Iuiu, Lagoa Real, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caculé, Malhada de Pedras, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá, Igaporã, Malhada, Matina e Riacho de Santana.
O Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M) tem como objetivo inspecionar os produtos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) garantindo a saúde dos consumidores e possibilitando a comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidaria.
O NUPETESP teve atuação constante na mobilização do CODESP e assessoramento tanto nas reuniões como ajudando na elaboração da proposta pelo proponente.
Caso a mesma venha a ser aprovada, certamente contribuirá para fortalecer a agricultura familiar já que se refere a um de seus principais desafios: a comercialização legal de sua produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário